Políticas de TI que toda empresa deveria ter
Toda empresa que usa algum tipo de tecnologia, seja computadores, e-mail, internet, softwares deveria ter em vigor políticas de tecnologia da informação (TI).
É importante para que os funcionários e colaboradores saibam o que é esperado deles, quando se utiliza a tecnologia fornecida pelo seu empregador, e também é fundamental para uma empresa para proteger-se, com políticas de governança para áreas como a internet, uso de e-mail pessoal, segurança, software, inventário de hardware e armazenamento de dados, para citar apenas os principais.
Também é importante para o empresário saber o potencial tempo perdido e a relação com a produtividade do seu negócio por causa do uso indevido de internet pessoal, assim pode implementar ações para reduzir as perdas e melhorar a produtividade.
Sem políticas escritas e divulgadas adequadamente não existem padrões de referências a seguir.Então, o que exatamente são as políticas de TI que toda empresa deveria ter?
Existem basicamente seis principais áreas que precisam ser abordadas:
- Utilização Aceitável de Tecnologia: Diretrizes para o uso de computadores, telefones, equipamentos de comunicação, internet, e-mail, correio de voz e as consequências para uso indevido.
- Segurança: Orientações para as senhas, os níveis de acesso à rede, proteção contra vírus, confidencialidade e o uso de dados.
- Disaster Recovery: Diretrizes para a recuperação de dados em caso de um desastre, e os métodos de backup de restauração de dados.
- Padrões de Tecnologia: Diretrizes para determinar o tipo de software, hardware, aplicações e sistemas que serão adquiridos e utilizados na empresa, incluindo uma definição clara do que é proibido (aplicações de mensagens instantâneas, mídias sociais, MP3, streaming, download de software, etc).
- Configuração e Documentação de Rede: Orientações a respeito de como a rede está configurada, como adicionar novos funcionários à rede, os níveis de permissão para os funcionários e licenciamentos de softwares.
- Serviços de TI: Diretrizes para determinar como as necessidades e problemas de tecnologia serão abordados, quem na organização é responsável pelo suporte técnico por tecnologia e necessidade, manutenção, instalação e planejamento de tecnologia de longo prazo.
Cada situação e empresa são diferentes, assim não há um padrão e mentalidade única para políticas de TI. Porém toda empresa deve ao menos ter o básico coberto, para isso depende da cultura e as necessidades de negócio da empresa.
Ter políticas e procedimentos simplesmente por uma questão de dizer que sua empresa as possui é inútil, pode até ajudar você se sentir melhor no início, mas é só esperar até surgir uma questão para a qual não existe nenhuma política, e novamente o problema (re)surge.
Mais importante, você precisa ter políticas que precisam serem aplicadas com certa dose de energia, deve ficar claro para todos que a política existe para ser aplicada e seguida, caso contrário você pode estar perdendo tempo e recursos valiosos da sua empresa, e o que é o pior sem menos estar ciente disto.
A Lince Soluções em Tecnologia é uma empresa com soluções diferenciadas e personalizadas para a atender as empresas que fornecem serviços em TI. Somos especializados em reparos de equipamentos e módulos, desenvolvemos linhas de staging de produtos e equipamentos que necessitam customizações e atualizações, contamos ainda com parceiros e know-how para reciclagem de equipamentos obsoletos.
Adotamos um perfil de atendimento personalizado com foco nas necessidades dos nossos clientes, líderes em seus segmentos de atuação.
Deixar um comentário
Você precise estar logged in para postar um comentário.