Políticas de TI que toda empresa deveria ter

Toda empresa que usa algum tipo de tecnologia, seja computadores, e-mail, internet, softwares deveria ter em vigor políticas de tecnologia da informação (TI).

É importante para que os funcionários e colaboradores saibam o que é esperado deles, quando se utiliza a tecnologia fornecida pelo seu empregador, e também é fundamental para uma empresa para proteger-se, com políticas de governança para áreas como a internet, uso de e-mail pessoal, segurança, software, inventário de hardware e armazenamento de dados, para citar apenas os principais.

Também é importante para o empresário saber o potencial tempo perdido e a relação com a produtividade do seu negócio por causa do uso indevido de internet pessoal, assim pode implementar ações para reduzir as perdas e melhorar a produtividade.

Sem políticas escritas e divulgadas adequadamente não existem padrões de referências a seguir.Então, o que exatamente são as políticas de TI que toda empresa deveria ter?

Existem basicamente seis principais áreas que precisam ser abordadas:

  1. Utilização Aceitável de Tecnologia: Diretrizes para o uso de computadores, telefones, equipamentos de comunicação, internet, e-mail, correio de voz e as consequências para uso indevido.
  2. Segurança: Orientações para as senhas, os níveis de acesso à rede, proteção contra vírus, confidencialidade e o uso de dados.
  3. Disaster Recovery: Diretrizes para a recuperação de dados em caso de um desastre, e os métodos de backup de restauração de dados.
  4. Padrões de Tecnologia: Diretrizes para determinar o tipo de software, hardware, aplicações e sistemas que serão adquiridos e utilizados na empresa, incluindo uma definição clara do que é proibido (aplicações de mensagens instantâneas, mídias sociais, MP3, streaming, download de software, etc).
  5. Configuração e Documentação de Rede: Orientações a respeito de como a rede está configurada, como adicionar novos funcionários à rede, os níveis de permissão para os funcionários e licenciamentos de softwares.
  6. Serviços de TI: Diretrizes para determinar como as necessidades e problemas de tecnologia serão abordados, quem na organização é responsável pelo suporte técnico por tecnologia e necessidade, manutenção, instalação e planejamento de tecnologia de longo prazo.

Cada situação e empresa são diferentes, assim não há um padrão e mentalidade única para políticas de TI. Porém toda empresa deve ao menos ter o básico coberto, para isso depende da cultura e as necessidades de negócio da empresa.

Ter políticas e procedimentos simplesmente por uma questão de dizer que sua empresa as possui é inútil, pode até ajudar você se sentir melhor no início, mas é só esperar até surgir uma questão para a qual não existe nenhuma política, e novamente o problema (re)surge.

Mais importante, você precisa ter políticas que precisam serem aplicadas com certa dose de energia, deve ficar claro para todos que a política existe para ser aplicada e seguida, caso contrário você pode estar perdendo tempo e recursos valiosos da sua empresa, e o que é o pior sem menos estar ciente disto.

 

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