O que é Custo Total de Propriedade (TCO)?
O Custo Total de Propriedade (TCO), em inglês Total Cost of Ownership, é uma análise significava para descobrir todos os custos ao longo da vida que se seguem para manter certos tipos de ativos.
Por esta razão o TCO é às vezes chamado análise de custo do ciclo de vida.
É claro que aquisição de propriedade traz custos (diretos) de compra, mas a propriedade também pode trazer custos indiretos e substanciais para os processos de Operação, Implantação, Instalação, Atualização e Manutenção dos mesmos Ativos.
Para muitas situações e tipos de aquisições, análise de TCO encontra uma diferença muito grande entre o preço de compra e os custos totais do ciclo de vida, especialmente quando vistos ao longo do período de propriedade, ou seja o fluxo de caixa para manter aquele ativo.
Não é de hoje que empresas que compram ou gerenciam sistemas de computação têm tido um grande interesse em TCO, levando em conta as diferenças do custo inicial e ao longo do ciclo de vida.
Este por sinal foi o argumento utilizado (análise de TCO) pelos concorrentes da IBM na década de 80, para ilustrar como o ambiente (hardware/software) de computação da IBM eram excessivamente caros ao longo de 5 anos.
Hoje, a análise de TCO é usada para apoiar decisões de aquisição e de planejamento para uma ampla gama de ativos que trazem custos significativos de manutenção ou operação em toda a vida de propriedade.
Assim o Custo Total de Propriedade análise (TCO) é o centro das atenções quando são necessárias decisões para aquisição de TI (hardware/software), máquinas, equipamentos, etc.
Análise de TCO para esses tipos de ativos é de fato uma preocupação central, considerando:
Orçamento e planejamento.
Gestão de Ativos
Ciclo de vida.
Priorizando as propostas de aquisição de capital.
Seleção de fornecedores.
Decisão de Locar ou Comprar
Análise TCO abrange a vida propriedade, mas quanto tempo é este ciclo de vida?
Custo de análise de propriedade tenta descobrir todos os custos óbvios e todos os custos “ocultos” de propriedade em todo o ciclo de vida de propriedade ou de vida completo da aquisição.
Normalmente, no entanto, não há espaço para julgamento e opiniões diferentes em relação a vida útil adequada para analisar. Ao especificar a “vida de uma propriedade” ou ciclo de vida, os proprietários podem muito bem tomar conhecimento de várias outras “vidas” que poderem estar dentro da necessidade de análise ou em vista:
- Vida depreciável: o número de anos em que um ativo será depreciado. Em todos os anos desta vida, uma despesa de depreciação é calculada (como prescrito pelas leis locais fiscais e normas de contabilidade), o que reduz o rendimento reportado durante a criação de uma poupança fiscal. Geralmente considera-se 5 anos para bens duráveis.
- A vida econômica: o número de anos em que a aquisição consegue ter retorno de valor para o proprietário, considerando os custos de possuir, operar e manter. Quando esses custos excedam os retornos, a aquisição está além de sua vida econômica.
- Vida útil: o tempo (número de anos) que a aquisição irá ser útil em serviço.
A Lince Soluções em Tecnologia é uma empresa com soluções diferenciadas e personalizadas para a atender as empresas que fornecem serviços em Outsourcing em Suporte em Serviços de TI. Somos especializados em reparos de equipamentos e módulos, desenvolvemos linhas de staging de produtos e equipamentos que necessitam customizações e atualizações, contamos ainda com parceiros e know-how para reciclagem de equipamentos obsoletos.
Adotamos um perfil de atendimento personalizado com foco nas necessidades dos nossos clientes, líderes em seus segmentos de atuação.
Deixar um comentário
Você precise estar logged in para postar um comentário.