5 Mitos mais comuns sobre Outsourcing de TI
Apesar do Outsourcing em TI ser uma importante estratégia de negócios na busca de vantagem competitiva para as empresas, sendo uma importante ferramenta para melhorar o desempenho de uma empresa, oferecendo-lhe real valor com um custo-benefício adequado, ainda hoje é um tema que pode levar a calorosos debates, seja por insegurança, desconfiança da qualidade técnica da equipe técnica a ser contratada, desconhecimento técnico e profundidade sobre o assunto, ou outras razões combinadas.
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Fato é que ainda ocorrem equívocos e falta de informação atualizada, fazendo que as empresas hesitem em explorar os muitos benefícios e opções de Outsourcing em TI.
Citamos cinco mitos mais comuns no mercado para Outsourcing em TI e ajudamos a desmitifica-los e superá-los.
Mito 1: O Outsourcing em TI é apenas para grandes empresas
Ao contrário desta crença comum, O Outsourcing em TI é a melhor solução de negócios para as pequenas e médias empresas que estão hoje em nível por exemplo de start-up para um nível mais maduro no mercado, uma vez que estas empresas podem rapidamente estender sua equipe profissional com níveis de competência adequados e de forma rentável.
Assim com um parceiro com experiência comprovada em Outsourcing de TI, as pequenas e médias empresas podem reduzir o tempo de execução de projetos, que antes levavam meses, reduzindo para semanas ou até dias. Possibilitando que estas empresas alcancem novos projetos e oportunidades que antes eram impossíveis, em razão dos custos envolvidos nas contratações de funcionários e equipe técnica, treinamentos, conhecimento especializado e processos otimizados e adequados para as necessidades de seus clientes.
Veja Mais: Como o Outsourcing de Serviços pode ajudar seu negócio
Mito 2: Outsourcing em TI reduz o controle nos processos de negócio
Como o processo de Outsourcing em TI demanda a necessidade de realização externa para atividades da empresa que antes eram realizadas internamente, em uma análise prematura poderá haver um entendimento que no momento que estas atividades comecem a sair pela porta da empresa perde-se o controle dos processos, e com isso a visão de negócio acaba sendo negligenciada com impacto nos resultados da empresa.
Um processo de Outsourcing em TI realizado com um parceiro de negócios com experiência comprovada, conhecimento especializado, processos otimizados, cumprimento de prazos e padrões de qualidade em aderência as necessidades de negócio da sua empresa este mito deixa de existir por completo.
Porém é natural e essencial que sua empresa entenda a necessidade de medir e avaliar o processo Outsourcing em TI com a relevância e visão holística do processo, fazendo parte integrante e importante do seu negócio.
Veja Mais: O que é Outsourcing em TI
Mito 3: A redução de custos é o único motivador para a empresa realizar um Outsourcing de TI
No passado a redução de custos inicialmente era o grande motivador das empresas para iniciar um processo de Outsourcing em TI, porém com um cenário de globalização e crescente competição entre as empresas, com a natural evolução dos processos de Outsourcing em TI, este motivador deixou de ser estratégico, quando analisado separadamente, sendo muitas vezes um grande problema para as empresas que insistiam em “enxergar de forma míope” e comparar apenas a “tabela de preços” como no passado, onde infelizmente para estas empresas isto ainda ocorre.
Assim não realizar uma avaliação mais profunda com os verdadeiros ganhos em realizar um processo de Outsourcing em TI de forma holística, negligenciado e deixando de considerar todo o escopo de necessidades atendidas e benefícios para o negócio, poderá trazer resultados desastrosos na operação do seu negócio.
É fato também que estes reais ganhos ao seu negócio nem todas as empresas de Outsourcing em TI pode realmente prometer e entregar, daí novamente a importância na avaliação adequada de seu parceiro de negócio em Outsourcing em TI
Veja Mais: Dicas para um Processo de Outsourcing de Sucesso e Redução de Custos em Outsourcing de Serviços em TI
Mito 4: Um processo de Outsourcing em TI não agrega valor ao negócio
Como no passado as empresas utilizam um processo de Outsourcing em TI “apenas” como uma forma de reduzir seus custos, principalmente relacionados a recursos humanos (encargos trabalhistas, treinamentos, etc), sem muitas vezes terem preocupações estratégias, como vantagem competivida, maior eficiência em seus processos e concentração no seu core business. Este mito felizmente a muito tempo já foi revelado, até por necessidade do cenário de competição entre as empresas.
Com a evolução das tecnologias potencializando ganhos reais de produtividade, otimização de processos de negócio e por consequência redução de custos, o Outsourcing em TI está a cada dia sendo mais importante nas estratégias das empresas e mais perto das decisões de negócio, comprovado ao longo do tempo pelo o mercado, conseguindo elevar as empresas a um posto onde nunca seria possível sem adoção de tecnologia, com total aderência ao negócio.
Veja Mais: Como o Outsourcing de Serviços pode ajudar seu negócio
Ainda mais interessante é ver que tudo isto está disponível para empresas de todos os portes, em especial para pequenas e médias empresas, independente do segmento de atuação.
Mito 5: Outsourcing em TI é muito caro
Mais um mito que é considerado assim muito mais pela falta de informação e visão estratégica, do que realmente ser um fato.
Quando mencionado acima, um processo em Outsourcing em TI não pode ser visto apenas como redução de custos, é muito mais que isto, e assim deve ser sempre analisado, sendo encarado como estratégia para conquista de metas e objetivos de negócio. Por outro lado comprovadamente é muito mais caro realizar com excelência todas as funções necessárias internamente, principalmente etapas que não fazem parte do core do seu negócio, assim quando pensar em Outsourcing em TI tente sempre analisar por esta ótica.
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