Dicas para um Processo de Outsourcing de Sucesso

O sucesso em um processo de Outsourcing depende diretamente de quanto sua empresa consegue gerenciar com eficiência antes e depois do contrato Outsourcing é assinado, porém independe de qual empresa parceira foi escolhida para cuidar de uma parte de seu negócio, ou seja esta informação é para todas as empresas que necessitam de processos de Outsourcing para crescer.

Muitas empresas focam apenas em custo para fechar um contrato de Outsourcing, sem considerar ou compreender o que isso significa para seu negócio e sem a realização de um processo claro de seleção de fornecedores.

Assim quando as “coisas começam a desmoronar”, como datas de entrega não atendidas, problemas de qualidade ou mau serviço ao cliente, o custo e esforço para o processo esteja dentro de um controle mínimo poderá impactar nos resultados da empresa.

O custo não pode ser a única referência a ser considerada na avaliação de um processo de Outsourcing, como item importante deve estar presente e combinado com outros fatores críticos de sucesso e que traga reais ganhos para sua empresa.

As seguintes dicas de sucesso em um processo de Outsourcing têm o objetivo de ajudar a garantir sucesso em um processo de Outsourcing em sua empresa, conquistando os resultados que deseja.

 

Dica 1: Terceirizar pelo Motivo Correto

Tendo como base um modelo de negócio ruim na empresa, um processo de Outsourcing tem uma forte tendência de apenas piorar o problema.

Não há dúvidas que um fornecedor de Outsourcing deve adicionar valor ao seu negócio, mas por princípio não deve ser considerado como solucionador dos problemas inerentes e pontuais do seu negócio.

 

Dica 2: Processo Seleção Fornecedores

A decisão de realizar um processo de Outsourcing pode ser distorcida pelas emoções e políticas da empresa contratante, com impacto direto no sucesso (ou insucesso) de um processo de Outsourcing.

Assim é de suma importância investir em um processo claro de seleção e avaliação de fornecedores, sempre baseados em premissas de negócio para atingir os objetivos traçados no processo de Outsourcing.

 

Dica 3: Definir Níveis de Serviço

Defina no processo de Outsourcing níveis de serviços realistas e que podem ser medidos de forma clara e transparente, se possível com metodologias amplamente conhecidas, mitigando assim qualquer necessidade de discussão ou interpretações subjetivas.

Caso contrário como poderá saber se o seu fornecedor ou parceiro de Outsourcing está atingindo suas necessidades em padrão de serviços, com qualidade, prazo, custos e metas estabelecidas?

 

Dica 4: Acompanhamento Sistematizado

Algumas empresas após fechar um contrato de Outsourcing comentem equívocos deixando um processo sem controle sistematizados, ou seja deixam no “piloto automático”, por acreditar que existe alguém (fornecedor) cuidando desta parte do (seu) negócio. Acreditam que perdem tempo ou não conseguem acompanhar e supervisionar os níveis de serviços.

Para evitar problemas futuros e mitigar riscos associados ao processo de Outsourcing, defina uma agenda periódica com seu fornecedor ou parceiro para analisar o desempenho dos níveis de serviços praticados e definidos no momento de contratação (vide Dica 4).

Ainda, não negligencie esta agenda, considere-a como importante e estratégica para seu negócio.

 

Dica 5: Apoio Externo

Procure ajuda externa por intermédio de um conselheiro experiente ou consultor independente, se o seu projeto de Outsourcing envolve qualquer das seguintes circunstâncias:

  • O projeto é grande o suficiente para expor a empresa a riscos significativos.
  • A política da empresa está colocando em risco o sucesso do projeto.
  • A empresa não tem experiência em avaliação ou seleção de fornecedores.