Dicas de como ROI pode ajudar implementar Projetos de TI
Se estiver em fase de desenvolvimento de proposta de solução para um cliente, ou simplesmente iniciando a fase de estudo para implementação de um projeto, vale a pena investir tempo para estudar um Retorno Sobre o Investimento (ROI) ideal para seu projeto, mesmo por que as empresas estão cada vez mais estruturando-se em processos de negócios baseados em projetos.
E por consequência o ROI é um destes indicadores interessantes de análise de viabilidade para um projeto, e que poderão ajudar seus clientes a entender melhor os alcances de um determinado projeto, também sob os aspectos práticos e financeiros.
Se você tem necessidade de estabelecer um ROI para conseguir sinal verde para um projeto, não desista apesar da tarefa parecer difícil, o estabelecimento de ROI oferece um enorme alavancagem e benefícios ao estabelecer cases de negócios para justificar iniciativas de tecnologia.
No entanto, é importante ponderar que o ROI é apenas uma (importante) das várias ferramentas de medição financeiras que podem ser utilizadas para apoiar uma decisão de investimento.
Para alguns projetos de TI, é quase impossível expressar o benefício em números. No entanto, o retorno pode ser significativo, embora de natureza não financeira (por exemplo, a vantagem competitiva, diferenciação de produtos, atendimento ao cliente).
Os executivos de hoje estão profundamente interessados em ROI. Na maioria dos casos, o retorno será substancial se o projeto for implantado corretamente. Ainda mais interessados em saber quais projetos irão contribuir mais, para os objetivos estratégicos e táticos de negócios.
O primeiro passo para justificar o valor de um projeto de TI para o negócio é a realização de uma análise de ROI de projetos planejados. Você deve avaliar projetos baseados em custos, redução de custos, benefícios estratégicos e os riscos a fim de determinar as iniciativas mais vantajosas para a empresa, ou seja determinar realmente quanto foi devolvido para a empresa sob o investimento realizado.
Projetos de TI geralmente envolve riscos, e muitos não conseguem cumprir com satisfação os objetivos de negócios. Embora toda organização tem recursos limitados e muito mais a fazer do que o orçamento permitir. Os executivos já espremidos em sua alocação de custos tem tendência em engavetar projetos que não oferecem valor para o negócio, são uma importante fonte de discórdia dentro das organizações.
É por isso que tanta ênfase é colocada no gerenciamento de projetos com foco no retorno ao investimento tem trazido cada vez mais importância ao ROI, com o estabelecimento de metas organizacionais para projetos, evitando o aumento de escopo, comum na maioria das implementações de software e hardware. Tem ajudado a melhorar o ROI dos projetos, em aderência as necessidades de negócios da empresa.
Entregando números financeiros dentro de ROI positivos e dentro de números esperados, como aumento de receita e redução de custos.
Vantagens em adotar ROI efetivo em seus projetos de TI:
- É uma ótima técnica de venda para os altos executivos.
- Permite que você defina os limites de triagem de investimento (por exemplo, considerando-se apenas os projetos que entregam ROI de pelos menos X por cento).
- Reforça a compreensão do impacto nos negócios e o balanço financeiro do investimento, uma vez que é impossível completar uma análise de ROI sem entender o potencial impacto sobre a geração de custos e receitas.
- Facilita a priorização de investimentos, fazendo uma comparação projeto-a-projeto entre as opções de investimento, permitindo que as partes interessadas se concentrem nos benefícios intangíveis separadamente.
- Agrega disciplina por parte dos fornecedores e tomadores de decisão para apoiar reivindicações de impacto nas empresas, adotando uma abordagem mais quantificável para justificativa de negócios.
- Impõe a prestação de contas por parte do executivo de projeto para o sucesso ou o fracasso do projeto.
Geralmente o ROI é uma medida utilizada para avaliar iniciativas (TI) em termos de valor financeiro para uma organização, e deve ser usado para ajudar a justificar essas mesmas iniciativas.
Mas é importante notar que o conceito de ROI e a medição do ROI pode variar de empresa para empresa e de executivo para executivo. Isso ocorre porque existem diferentes critérios que permitam medir o ROI, e há muitas maneiras de quantificar isso.
Em sua forma mais simples, porém o ROI é a relação entre o valor presente dos benefícios esperados sobre o valor presente dos custos esperados.
Portanto: ROI = (PV dos benefícios previstos / PV de custos esperados)*100
Ainda mesmo benefícios intangíveis podem ser quantificados com alguma criatividade, e é importante encontrar uma maneira de fazer isso.
Para projetos que podem ser quantificados, importante dizer sob o aspecto e análise puramente financeira, a regra básica é que os projetos com um ROI de menos de 100 por cento não deveriam ser realizados, a menos é claro que existam razões para fazê-lo e forte patrocínio executivo para o projeto.
Além disso, um ponto importante a considerar é o retorno esperado do projeto. Quando o benefício previsto excede aos custos esperados, e que o benefício esteja previsto no menor tempo possível, são razões que fortalecem argumentos de aprovação para um determinado projeto, tendo o cuidado de não inflar as expectativas de benefícios, em decorrência aumentando os recursos e investimentos no projeto, impactando diretamente na redução de custos deste mesmo projeto.
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